Durante muitos anos, a biometria encheu os filmes de ação e ficção científica, as séries e os livros policiais. Contudo, hoje em dia, a sua utilização já se estende a uma vasta área de aplicações, que não são mais fantasia.
Utilizada nas empresas para gestão de assiduidade e em várias instalações para controlo de acessos, a leitura da impressão digital começa a estender-se à vida pessoal dos indivíduos, através dos smartphones. No entanto, a verdade é que, para quem estiver atento, esta tecnologia está a revolucionar o nosso mundo, a muitos outros níveis.
A biometria pode trazer segurança ao seu dinheiro
Conhecido já na proteção da identidade de cada um de nós, a leitura da impressão digital estende-se agora a áreas que obrigam uma segurança redobrada.
Referimo-nos à área do comércio e, mais especificamente, a pagamentos que não impliquem dinheiro real nem cartões de crédito. Utilizar a biometria é uma alternativa cada vez mais procurada nas transações online, que pretendem otimizar toda a segurança e o bem-estar dos compradores.
A ideia é muito simples: basta associar uma impressão digital (única e intransmissível) ao cartão bancário do utilizador.
Uma procura constante pela total segurança
Num mundo onde o terrorismo, o roubo de identidade e a falsificação encontram formas cada vez mais engenhosas para atuar, conseguirmos garantir a segurança, a proteção e a veracidade é um grande passo.
A biometria, incluindo o reconhecimento da impressão digital, ultrapassa um momento de constante pesquisa e inovação, que pretende maximizar todo a comodidade e a segurança do dia-a-dia, sem recurso a cartões ou códigos.
Porquê que estamos tão certos da sua fiabilidade?
A leitura da impressão digital é uma das formas mais fiáveis de registo e identificação pois assenta nos traços únicos, característicos e intransmissíveis dos indivíduos.
Dessa forma, e tendo em conta todas as mais-valias e utilidades, esta tecnologia tem sido largamente aplicada na área da gestão de assiduidade e controlo de acessos. Os métodos mais tradicionais, como os cartões e os códigos, começam a perder terreno e a ser considerados quase obsoletos pelas empresas que procuram um método mais fiável.
Assim, os sensores de leitura de impressão digital ou face são desenvolvidos para analisar todos os detalhes e traços distintivos do indivíduo, não permitindo margem para erros ou tentativas de adulteração.
A fiabilidade da biometria é mais que comprovada, sendo facilmente compreendida a sua aplicação no dia-a-dia e nas mais diversas áreas, desde a segurança à identificação.