Todos os anos existem acontecimentos que vêm alterar paradigmas e novas tendências e desafios aparecem!
Desta maneira, o departamento de RH pode e deve estar atento a estas mudanças e acompanhar o ritmo de evolução!
Para este ano de 2023 existe um ponto transversal a muitas tendências: as pessoas!
As pessoas como tendência RH
Depois de nos vermos “privados” da nossa liberdade pela ação da pandemia da Covid-19, 2022 marca o período de retorno à (quase) normalidade.
Apesar dos medos e inseguranças, começamos a libertar-nos das amarras do vírus e começamos a interagir e a voltar a algumas rotinas, outrora esquecidas.
As restrições diluem-se e com elas alguns conceitos do que realmente é importante para cada um de nós.
Da mesma forma, o ano começa e somos confrontados com o início de uma guerra que nos faz direcionar o foco para aquilo que realmente importa: as pessoas.
Entramos em 2023 e este foco continua muito presente e veio para ficar! As tendências RH para este ano vêm comprovar exatamente isso.
Conheça abaixo 3 tendências de RH para 2023
1. Além do saber fazer
A tendência têm vindo a aumentar e promete vir para ficar!
É certo que cada vez mais ouvimos falar na importância das competências relacionais na hora da contratação de um novo elemento. Mas, nos dias que correm, essas valências vão mais além.
Cada vez mais, se ouve falar de soft skills, ou seja, competências que não se conseguem medir ou testar. O paradigma têm vindo a sofrer várias alterações.
De facto, nos dias que correm as empresas tendem a valorizar cada vez mais soft skills como:
- Inteligência emocional;
- Comunicação assertiva;
- Empatia;
- Ética;
- Motivação;
- Trabalho em equipa;
- …
Desta forma, os conhecimentos específicos têm o seu valor, mas perderam um pouco o lugar de destaque.
Priorizando as soft skills as empresas tentam garantir que contratam pessoas de fácil envolvimento.
Por conseguinte, este fator irá formar equipas de trabalho coesas que conseguirão atingir mais facilmente os objetivos.
2. Sempre a Aprender, Sempre a Evoluir
Uma tendência que tem vindo a crescer no meio corporativo é o conceito de lifelong learning. Esta ideia consiste em aprender ao longo da vida em áreas que possam ser uma mais-valia ao desenvolvimento pessoal e profissional do colaborador.
De forma prática, consiste no desenvolvimento contínuo de novos conhecimentos e valências. Deste modo, os funcionários conseguem desenvolver habilidades além das suas experiências académicas.
Assim sendo, a entidade patronal deverá priorizar uma boa gestão de formações internas e externas, que possam potenciar este crescimento de aprendizagens.
3. Caça Talentos
Das tendências de RH para 2023 temos o aparecimento de um novo conceito, o Reskilling.
Com o intuito de agir internamente, este conceito consiste em encontrar potenciais talentos dentro da empresa.
Deste modo, os recursos humanos podem organizar os colaboradores da empresa e incentivar a aprendizagens de novas capacidades que se possam vir a revelar uma mais-valia para ambas as partes.
As pessoas em primeiro plano…
De facto, o trabalho do departamento de RH passa, muito, por monitorizar os trabalhadores e algumas das suas ações, como os horários a cumprir ou marcação de férias.
De maneira a existir mais tempo de atenção com toda a equipa corporativa, o departamento de RH poderá ter acesso a um software que simplifique alguns dos processos inerentes às suas funções.
Para isso, a IDONIC desenvolveu um software de controlo de assiduidade que possibilita armazenar, organizar e gerir informação.
Tornando-se assim uma boia de salvação, o IdOnTime, permite o colaborador marcar ausências, férias e ainda ter acesso às suas picagens de ponto.
Desta forma, o colaborador torna-se mais independente e o departamento de RH mais liberto para poder focar-se em pontos mais importantes: as pessoas que constituem a empresa.