De forma a assegurarmos que os produtos de deteção de temperatura cumprem com as suas funções de forma exímia, decidimos apresentar-vos algumas Instruções de Segurança para instalação e Indicações de Utilização dos mesmos.
Se adquiriu ou pensa adquirir um produto termográfico e/ou com deteção de temperatura, por favor siga as seguintes instruções, indicações de utilização, precauções e requisitos de instalação.
Requisitos de Instalação
Seguem-se os requisitos de instalação e indicadores associados à deteção de temperatura:
Especificações |
Valores Standard |
Observações |
Ambiente de Utilização |
|
A temperatura recomendada de funcionamento é de 25ºC. |
Distância (entre a face e o equipamento) | 30 a 120 cm | A distância recomenda é de 80cm. |
Precisão de Medição | ±0.3ºC | Este é o valor de precisão apresentado aquando cumprimento das condições anteriores, isto é: temperatura do local a 25ºC e distância do equipamento de 80cm. |
Notas: A informação recolhida da deteção de temperatura serve apenas como referência e não para fins medicinais.
Indicações de Utilização – Instalação:
- O equipamento necessita de ser instalado longe de qualquer campo magnético e é apenas adequado para ambientes indoor, isto é, com uma temperatura constante. Ao testar em ambientes indoor, por favor evite locais com incidência de luz direta e evite instalar o equipamento em locais onde exista vento ou fluxos de ar, como saídas de ar condicionado.
- Não foque a lente na direção de fontes de luz fortes ou de alta temperatura, como o sol e lâmpadas incandescentes, caso contrário, poderá causar danos à lente ou ao detetor de imagem térmica.
O ângulo de medição de temperatura efetivo é de 25 graus para cima, para baixo, para a esquerda e para a direita. Dentro desta faixa devem ser evitados objetos reflexivos e/ou fontes de calor, tanto quanto possível, como por exemplo: vidro, ladrilho de cerâmica, metal, automóveis, entre outros. O módulo de imagem térmica consegue capturar os objetos de referência a 10 metros.
Quando a pessoa passa pelos objetos de referência e atinge a distância efetiva de medição, é possível que detete a temperatura da superfície do corpo de referência se a pessoa passar pelo dispositivo em menos de 0,1segundos, o que resulta na deteção de dados imprecisos. Se a anterior situação ocorrer, recomenda-se que a pessoa se coloque à frente do equipamento, com a distância recomendada, por mais de 0,5 segundos para realizar a devida medição de temperatura, desta forma o equipamento pode detetar o rosto da pessoa e, em seguida, medir a temperatura, com a máxima precisão.
Procedimento Operacional
Deteção de Temperatura na Testa
O equipamento requer que a face seja colocada na faixa de deteção, sendo que apenas a testa é selecionada como ponto de referência, para que a leitura da temperatura corporal seja detetada.
A uma altura de instalação de 1,5m, o campo de visão do dispositivo de imagem térmica é de 50 graus e a distância de deteção de temperatura é de 0,3m a 1,2m (num ambiente indoor e com uma temperatura constante). Com estas características, para que haja deteção da temperatura, a altura da face tem que estar entre 1,2m a 2m.
- Altura recomendada da instalação: 150cm
- Distância de medição de temperatura: 30cm ~ 120cm
Notas:
- Utilizando este modo de deteção de temperatura, esta ocorre de forma mais rápida. O equipamento deteta primeiro a temperatura, verifica se o utilizador está a utilizar máscara de proteção individual, e de seguida verifica a sua identidade através do reconhecimento facial.
- Por defeito, o equipamento reconhece apenas corpos vivos, e utilizadores com máscara de proteção individual podem ser considerados ilegíveis pelo equipamento. Isto significa que utilizadores que usem máscaras de proteção individual podem nem sempre ser detetados, ou até mesmo as suas faces reconhecidas, grande parte das vezes (a probabilidade de identificações falhadas para utilizadores de máscara preta torna-se ainda mais difícil), o que aumenta o tempo de deteção de temperatura. Se não existir necessidade para deteção de corpo vivo, esta opção pode ser desativada no menu do equipamento.
- Para uma medição correta da temperatura, quando o equipamento é retirado de um local com baixa temperatura ou ocorre uma grande diferença de temperatura em relação ao seu primeiro local, o equipamento deve ser utilizado durante um período de tempo para garantir que a temperatura do mesmo e a temperatura ambiente atual são unificadas. Por exemplo, depois do equipamento ser retirado do armazém e instalado, recomenda-se que se aguarde pelo menos 90 minutos, de forma a assegurar que a temperatura do equipamento se unifica com o ambiente atual, antes mesmo de detetar uma temperatura corporal.
- Depois do equipamento estar ligado, é proibido alterar a posição do sensor de medição de temperatura, caso contrário, a performance do modo de deteção de temperatura pode ser comprometida.
- O equipamento suporta deteção de temperatura e máscara de proteção individual.
- Estas funções podem ser ativadas ou desativadas mediante configurações de menu.
As situações abaixo descritas podem afetar a performance da medição de temperatura, siga as seguintes indicações de utilização:
- O utilizador não deve ter a testa coberta com cabelo, durante a medição de temperatura (por exemplo: franja – no caso das mulheres), pode provocar uma deteção de temperatura incorreta.
- Se o utilizador estiver longe do equipamento a deteção de temperatura pode ser afetada, o que resulta num resultado impreciso. A distância de medição recomendada é de 80cm.
- Depois da prática de exercício físico exaustivo, não é recomendado realizar a deteção da temperatura uma vez que aparecerá um valor bastante baixo.
- Chuva, neblina, luz solar e vento afetam os resultados da deteção de temperatura. Posto isto, o ambiente de deteção de temperatura não deve afetar as lentes do equipamento (p.ex.: vapor, poeira, fumo, entre outros).
Conheça alguns dos nossos exemplos:
IDONIC CHRONOS 411 S
IDONIC AEON 401 S