Os equipamentos biométricos têm sido a primeira escolha dos consumidores.
Atualmente é possível encontrar vários setores de atividade que instalaram sistemas biométricos para o controlo de assiduidade e acessos. Desde lojas, hotéis, restaurantes até entidades públicas, é visível a popularidade e preferência dos consumidores pela tecnologia biométrica.
Estando a biometria a ganhar força, comparativamente aos métodos tradicionais, aparecem cada vez mais equipamentos novos e cheios de potencialidades. Oferecendo inúmeras vantagens e opções de funcionamento, a recolha de registos biométricos é agora simples e fidedigna para as empresas.
Contudo, e para que uma entidade consiga retirar vantagens de um equipamento biométrico, é indispensável que opte pelo produto ideal. Assim, e no momento da seleção do equipamento biométrico, deverá ter em consideração as características e necessidades da sua organização.
Alguns dos critérios das entidades na escolha pela biometria:
Comodidade
Os grandes problemas de quem gere o controlo de acessos e assiduidade são as perdas de cartões ou esquecimentos de códigos.
Com a utilização da biometria deixa de ser necessário o recurso a cartões, códigos, tag’s, entre outros meios de validação. Cada funcionário tem consigo o seu próprio método de registo, evitando perdas e tornando o processo mais rápido e eficaz.
Segurança
A biometria oferece maior segurança para as empresas e para os próprios funcionários, diminuindo consideravelmente a probabilidade de fraude e registos indevidos.
Quando aplicada em controlo de acessos, esta garante às entidades que apenas tem acesso quem realmente estiver autorizado, evitando que pessoas indesejadas acedam às instalações. Contudo, e para um maior controlo, o responsável pode definir previamente permissões como: quem, quando e onde pode aceder.
Quanto aos funcionários, deixa de haver necessidade de decorar palavras-passe ou códigos, que muitas vezes podem ser “roubados” por outros. Estes ficam assim mais protegidos, dado que não há possibilidade de outro indivíduo ter acesso por eles a áreas da empresa ou mesmo aos sistemas informáticos.
Fiabilidade
A portabilidade de códigos, cartões e palavras-passe por parte de outros é muito comum nos dias de hoje. Sendo que, no caso da biometria, cada individuo é portador do seu próprio método de registo evita que tais situações aconteçam.
Esta tecnologia torna os dados registados mais fiáveis, para que um gestor consiga ter a certeza de que foi aquela pessoa a efetuar o registo.
Acaba com presenças de funcionários que na realidade não estão presentes, ocultação de atrasos, entre outros. Permite assim uma gestão de horas e pessoas mais realista.
Relação entre qualidade/preço
O facto de haver uma boa relação entre qualidade/preço, torna-se um ponto a favor para a biometria nas empresas.
O registo biométrico é sem dúvida um método de registo eficaz, que não requer um grande investimento por parte das empresas.
Trás como alguns benefícios a reduzida necessidade de manutenção, diminuindo custos, e facilidade de utilização.