“A transformação digital já não é futuro, é presente.” As organizações têm sido dominadas pela mudança tecnológica mas também social e é urgente que os profissionais de Recursos Humanos estejam atentos a esta nova realidade e se adaptem à competitividade instalada no mercado de trabalho.
É o momento chave de utilizar o que o mundo digital tem de melhor pois “o digital está a permitir novas formas de recrutamento, trabalho, aprendizagem e envolvimento de colaboradores.”
A revista Human Resources faz questão de nos elucidar sobre o que nos reserva o próximo ano em termos de tendência para a gestão de pessoas. Como entidade que desenvolve soluções voltadas para os Recursos Humanos, achamos por bem apresentar algumas tendências interessantes:
– “Dar aos colaboradores a possibilidade de escolha”
Os Recursos Humanos deverão realizar um Planeamento da força de trabalho com soluções mais dinâmicas e diversificadas onde seja dada a possibilidade ao colaborador de escolher quando e onde realiza as suas atividades bem como desenvolverem uma maior preocupação com o ambiente e local de trabalho. Desta forma, os colaboradores sentir-se-ão mais motivados e a criatividade e envolvência na empresa aumentarão.
– “Aplicar ferramentas de marketing do consumidor”
Torna-se importante dar voz aos colaboradores, aplicando ferramentas de marketing do consumidor internamente, isto é, recolhendo informações dos colaboradores quanto à sua satisfação, de um modo geral, em relação às suas tarefas, desenvolvimento pessoal e reconhecimento dentro da organização e satisfação com o local e ambiente de trabalho.
– Desenvolver uma “Mentalidade inclusiva” e “Cultura organizacional”
“Os Recursos Humanos precisam de estimular mentalidades inclusivas e capacidades de liderança para possibilitarem esta mudança.” É portanto importante que construam uma relação de parceria com a administração das organizações para que estas possam desenvolver competências de liderança capazes de gerir e estimular a mudança cultural e digital presente nas organizações da atualidade.
– Apropriação da Inteligência Artificial (IA)
“Os Recursos Humanos passarão de estimulados pela tecnologia para estimulados pela IA, e a diferença será significativa, já que a experiência dos colaboradores será impactada positivamente. Os chatbots fornecerão uma interface semelhante a ter um humano do “outro lado”, equilibrando tecnologia e toque.”
Podemos concluir então que a Inteligência Artificial irá dominar ferramentas analíticas dando a possibilidade aos Recursos Humanos de tomar decisões de forma mais rápida e facilitada.
– “Requalificar os profissionais de Recursos Humanos”
Desde 2010 que as designações VUCA (em inglês) e VICA (em português) são utilizadas para descrever o atual mercado de trabalho, caracterizado pela sua Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade. Chegou portanto o momento do papel dos Recursos Humanos mudar dentro das organizações, como nos diz o artigo “10 tendências para a Gestão de Pessoas em 2020”
FONTES:
https://hrportugal.sapo.pt/oito-tendencias-a-que-todos-os-gestores-de-pessoas-devem-estar-atentos/
http://redeindigo.com.br/mundo-vuca-preparar/