No passado dia 24 de maio o Decreto-Lei nº135/2014, correspondente às medidas de segurança obrigatórias nos estabelecimentos de restauração ou de bebidas que disponham de espaços ou salas destinados a dança, sofreu algumas alterações como:
- Obrigatoriedade de ter um Responsável de Segurança, com formação específica de diretor de segurança, quando estes locais têm lotação igual ou superior a 400 lugares;
- Introdução de mecanismos de controlo de lotação para espaços com lotação igual ou superior a 200 lugares;
- Inclusão de equipamentos de deteção de armas e serviços de vigilância com segurança privada aplicável a estabelecimentos com lotação igual ou superior a 100 mas inferiores a 200 lugares, aplicável a estabelecimentos de restauração que se mantenham em funcionamento entre as 2:00 e as 7:00 horas e a estabelecimentos de bebidas com horários entre as 24:00 e as 7:00h, em função da avaliação de risco.
- Nos referidos estabelecimentos deverão constar sistemas de videovigilância que cubram todas as zonas de acesso aos mesmos, sejam ou não para uso dos clientes, isto é as entradas e saídas, incluindo parques de estacionamento privativos.
- Os proprietários dos estabelecimentos deverão assegurar que as forças de segurança procedam ao visionamento das imagens recolhidas pelos sistemas de videovigilância para fins de prevenção criminal e para a gestão de meios em caso de incidente.
- Os sistemas de videovigilância têm que estar associados a um sistema de alarme que permita o alerta das forças de segurança, para que possam aceder ao visionamento em tempo real, das imagens recolhidas através dos sistemas nos respetivos centros de comando e controlo.
Através da solução People Counting, que viabiliza identificar o número de pessoas existentes num determinado espaço através de um sistema baseada em sensores 3D, permitindo a deteção de grupos de pessoas. Esta solução pode estar conectada a um monitor para visualização dos dados de contagem/configuração, ou via web, utilizando o browser.
Para um sistema de videovigilância completo, a IDONIC apresenta a solução IdView que possibilita uma visualização geral de todos os movimentos e em tempo real garantindo assim, a dissuasão de ocorrência de furtos, vandalismo ou outras situações e eventual integração com sistema de alarme.
Desta forma, a IDONIC preocupa-se em garantir a segurança total dos espaços, dispondo de soluções que vão de encontro às suas necessidades e em conformidade com as referidas alterações no Decreto-Lei nº135/2014.
Time for great things!