Certamente, em alguma altura da sua vida já teve de recolher a sua biometria. Quando renova o seu cartão de identificação são recolhidas as biometrias do seu dedo, para conseguir registar a sua impressão digital. Outra situação em que pode haver recolha de biometrias é quando compra um telemóvel novo e define como método de segurança do mesmo a impressão digital ou reconhecimento facial. Desta forma, o telemóvel irá recolher as biometrias do dedo ou do rosto para que, depois deste processo, consiga desbloquear o telemóvel através da impressão digital ou do reconhecimento facial.
Mas afinal, o que é biometria?
Biometria é o estudo estatístico de características físicas como a impressão digital, palma da mão ou a face. Assim sendo, uma vez que a biometria assenta em traços físicos únicos, esta permite a identificação de pessoas de forma rápida e precisa.
A autentificação através da biometria é utilizada não só para realizar o controlo de assiduidade e acessos, mas também em pontos de venda e em equipamentos que utiliza diariamente, como por exemplo o telemóvel.
A biometria revela-se assim um ótimo método de identificação de pessoas. Pelo facto de ser um método de autenticação intransmissível e impossível de falsificar e devido à segurança e conforto que transmite, este método é utilizado em vários processos. Além disso, apenas é recolhida uma template biométrica que não pode ser replicada, aumentando assim o fator de segurança.
Que tipos de biometria existem?
As biometrias mais conhecidas e utilizadas são a impressão digital e o reconhecimento da face. No entanto, existem outras menos usuais, como reconhecimento da íris, reconhecimento da retina ou reconhecimento de voz. Estas últimas por serem mais dispendiosas ou por poderem existir fatores ambientais ou fisiológicos que as alterem estas biometrias são menos implementadas.
A impressão digital é uma biometria que apresenta um baixo custo e uma rápida identificação. Desta forma, torna-se uma das biometrias mais utilizadas.
Por sua vez, o reconhecimento facial permite identificar o utilizador de uma forma rápida e segura. Nos últimos anos esta tecnologia biométrica tem vindo a ganhar mais espaço no mercado. A razão para este crescimento, deve-se ao facto de não haver a necessidade de contacto do utilizador no terminal para autenticação e também ao seu custo, que se tem tornando cada vez mais acessível.
O reconhecimento da palma da mão é, também, uma tecnologia biométrica que não necessita de contacto com o terminal. Ao identificar o formato das veias, este também se torna um método de verificação biométrico sem contacto fiável.
Desta forma, em edifícios públicos e empresariais, o reconhecimento através de biometria revela-se mais eficaz e seguro. Isto acontece pelo facto das mesmas serem de difícil replicação e falsificação, ao contrário dos cartões e PINs, que são facilmente transmissíveis.
Porquê optar por uma tecnologia biométrica?
Existem alguns fatores que levam os utilizadores a optarem pela biometria tanto para registo de assiduidade como para controlo de acessos.
Fique a conhecer algumas das vantagens do uso da tecnologia biométrica:
- Comodidade: o uso da tecnologia biométrica elimina a necessidade de utilização de um cartão ou chave para ter acesso a um determinado local.
- Facilidade: com o uso da tecnologia biométrica, o utilizador já não precisa de memorizar palavras-passes ou PINs para fazer o registo da assiduidade ou ter acesso às instalações.
- Segurança: o registo com biometria revela-se uma das tecnologias de registo mais seguras, pelo seu caráter intransmissível.
- Redução de custos: com o uso de leitores biométricos os custos associados são menores, uma vez que só necessita de garantir a manutenção do equipamento e a atualização da base de dados.
Relógios de ponto IDONIC
Para acompanhar a evolução do mercado e conseguir satisfazer as necessidades de todos os clientes, a IDONIC dispõe de uma vasta gama de relógios de ponto biométricos.
Relógios de ponto por impressão digital
Os relógios de ponto por impressão digital ainda representam uma parte significativa no que diz respeito ao registo de assiduidade. No entanto, em indústrias que seja previsível um ambiente de poeiras ou até maior desgaste do dedo, é aconselhado outro tipo de autenticação.
Relógios de ponto por reconhecimento facial
Cada vez mais implementados no mercado, estes relógios de ponto por reconhecimento facial ganharam território pois permitem o registo de assiduidade sem contacto do utilizador com o equipamento. Além disso, em indústrias onde haja a alteração da impressão digital, seja pelo uso de determinados produtos, como a farinha em panificadoras, por exemplo, é recomendado o uso do reconhecimento facial. Em serviços de saúde e prestadores de cuidados o uso desta biometria também se torna mais fácil e higiénico.
Relógios de ponto multibiométricos
A IDONIC dispõe ainda de uma vasta gama de relógios de ponto multibiométricos. Desta forma, no mesmo relógio de ponto encontra várias formas de realizar o registo. Entre reconhecimento facial, impressão digital e palma da mão, poderá escolher aquele que melhor se adapta às suas necessidades.
Assim sendo, com uma vasta gama de produtos, na IDONIC consegue encontrar aquele que melhor irá satisfazer as suas necessidades.