O que é o teletrabalho e a quem se destina?
Por teletrabalho entende-se a “prestação laboral realizada com subordinação jurídica, habitualmente fora da empresa e através do recurso a tecnologias de informação e comunicação”. Posto isto, o teletrabalho destina-se a trabalhadores que consigam exercer as suas funções de forma remota, tendo estes os mesmos direitos e deveres dos demais colegas de trabalho.
Esta metodologia de trabalho era já uma opção para vários profissionais como freelancers, por exemplo. No entanto, com a declaração de Pandemia pela OMS – Organização Mundial de Saúde e com o avanço das novas tecnologias, são milhares os profissionais das mais diversas áreas que adotaram este metodologia e que se têm vindo a manter em teletrabalho. No entanto, entra em vigor, dia 4 de novembro de 2020 a sua obrigatoriedade para os concelhos considerados de risco.
As novas tecnologias como aliadas:
De um dia para o outro, os profissionais em teletrabalho deixaram de partilhar o espaço de trabalho com colegas e passaram a fazê-lo com os filhos, ou outros membros da família. As pausas para café com os colegas deixam de existir e as reuniões presenciais passaram a ser realizadas por videoconferência.
O ambiente mudou, é um facto, mas atualmente qualquer funcionário (com funções compatíveis ao teletrabalho), que tenha acesso à internet, pode realizar as suas normais funções, independentemente do sítio em que esteja. Com a transformação digital, que tem vindo a acontecer nos últimos anos, os profissionais em teletrabalho sentem-se como se estivessem no escritório, mas com um ambiente diferente.
Controlo e Gestão da Assiduidade dos colaboradores em regime de teletrabalho:
Para todos os gestores das empresas portuguesas, esta é também uma altura desafiante a todos os níveis: há postos de trabalho a manter, a produtividade não pode parar e as suas empresas têm que manter os mesmos níveis de rigor e profissionalismo.
A Lei n.º 7/2009 estipula que “O empregador deve manter o registo dos tempos de trabalho, incluindo dos trabalhadores que estão isentos de horário de trabalho, em local acessível e por forma que permita a sua consulta imediata.”
Com a Solução de Assiduidade Remota – versão CLOUD, o controlo da assiduidade dos funcionários em teletrabalho deixa de ser um problema.
De uma forma geral, com esta solução o próprio funcionário em regime de teletrabalho, através de um login, pode:
- Realizar a picagem de ponto;
- Solicitar férias e ausências antecipadamente;
- Anexar documentação justificativa de faltas e ausências.
A Solução ideal para os profissionais de Recursos Humanos em teletrabalho:
A Solução de Controlo de Assiduidade remota permite aos recursos humanos, através de qualquer dispositivo, onde e em qualquer momento, ter acesso a toda a informação relativa à assiduidade dos funcionários. Isto aplica-se não só aos funcionários que se encontram em teletrabalho, como também aos que ainda exercem as suas funções no seu habitual local de trabalho.
Entre várias outras tarefas, os responsáveis de Recursos Humanos, através de um login, podem:
- Controlar a assiduidade dos funcionários em teletrabalho;
- Planear e gerir os diferentes tipos de horários;
- Criar listagens e relatórios personalizados.
Algumas dicas para melhorar o dia a dia dos profissionais em teletrabalho:
A revista infoRH, em parceria com a ManpowerGroup, apresenta algumas dicas para que os profissionais mantenham a sua máxima produtividade e motivação nesta fase como, por exemplo:
- “Criar um espaço de trabalho” acolhedor e confortável, mas acima de tudo silencioso e de preferência afastado dos restantes membros da família. Desta forma, os profissionais podem concentrar-se e desempenhar as suas funções como se estivessem no escritório;
- “Estabelecer um horário de trabalho” e “manter-se conectado” é essencial porque assim todos os colaboradores estão a trabalhar ao mesmo tempo, e desta forma disponíveis, o que facilita as reuniões de equipa e a estipulação de metas e de prazos a cumprir;
- “Gerir o tempo” e “fazer pausas” é fundamental para que os profissionais em teletrabalho consigam tornar o seu dia a dia saudável e acima de tudo rentável. É importante que hábitos como uma pausa a meio da manhã e a meio da tarde continuem a ser respeitados e cumpridos para que os níveis de produtividade aumentem;
Temos, neste momento, quatro realidades distintas em Portugal, e um pouco por todo o mundo:
– profissionais que, como falámos anteriormente, transformaram as suas casas no seu local de trabalho e que começaram a desempenhar as suas funções através do teletrabalho.
– profissionais que, no início da pandemia realizaram as suas habituais funções a partir de casa, entretanto regressaram aos seus locais de trabalho e agora, com o mais recente comunicado do governo, regressam a casa em regime de teletrabalho, por pertencerem a concelhos de risco.
– profissionais que estiveram impossibilitados de desempenhar as suas funções mas que, felizmente, já regressaram ao trabalho. Maioritariamente por estarem relacionados a estabelecimentos que tiveram que ver as suas portas fechadas como, por exemplo: comércio, restauração e similares, hotelaria, casas de espetáculos, entre muitos outros.
– profissionais que, durante estes últimos meses, trabalharam diariamente, e nos seus habituais locais de trabalho, relacionados a áreas como: saúde, produção e comercialização de bens e serviços, transportes públicos e de mercadorias, entre outros.
Para estes últimos a IDONIC tem também a solução ideal. Temos disponível uma nova linha de produtos sem contacto físico e com leitura térmica. Estes equipamentos são fortes aliados na luta que todos travamos contra o novo coronavírus, mas também estão aptos e preparados para qualquer cenário futuro. Mantêm as instalações seguras, os funcionários protegidos e os responsáveis despreocupados.